quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oliviero Toscani- BENETTON

Estudando sobre o fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que teve sua consagração fazendo as campanhas publicitárias para a marca Italiana Benetton na década de 90, resolvi compartilhar aqui algumas das imagens polêmicas que o autor compôs.

A grande maioria do seu trabalho é em cima da MARCA e não dos produtos. Normalmente leva uma imagem chocante com a logo da companhia.
Uma de suas campanhas mais famosas inclui um homem morrendo de AIDS, chorando em uma cama de hospital, rodeado por seus parentes. Outras incluem alusões ao racismo (uma muito notável mostra três corações humanos quase idênticos com as palavras branco, preto e amarelo como legenda), a guerra e a religião.
O trabalho de Toscani impactua uma sociedade como a nossa propriamente dita, pois não poupa-nos na hora de relatar a realidade tantas vezes mascarada. Justamente agora em época de pós-eleição, é um momento de enchergarmos a realidade nua e crua, e apostar nas falhas de um governo tantas vezes impotente. Chega-se ao ponto de usarmos da realidade humana para fazer-se campanhas, vendas e promoções de produtos, de serviços e companhias. Quase que incabível.

http://www.toscani.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário